Fotografia Inspirando outras Artes

  


Como estamos falando de fotografia como expressão artística, certamente muitos de nós fotógrafos já imaginaram algumas de nossas fotos interpretadas por artistas de outras técnicas, como pintura, escultura, instalações (são as releituras de obras, o que é muito comum no meio artístico, inclusive realizadas por grandes expoentes da arte mundial).


Nesse sentido tive a experiência de ter alguns trabalhos fotográficos interpretados por dois artistas mineiros, que são veteranos na pintura e conhecidos e reconhecidos na região, inclusive com obras espalhadas em diversos países. São eles, o Alfredo Vieira e o Sr Constante, e que como grandes artistas, possuem uma sensibilidade incrível e que de certa forma, vai aqui a minha reverencia e homenagem...

O Alfredo que também é professor de arte e já atuou na Europa, trabalha com a linha do hiperrealismo nas suas pinturas e o Sr Constante tem um trabalho muito forte voltado para a arte barroco e religiosa.  Pois é, tive o privilegio de ter fotos minhas “reelidas” por eles...

Ah! ATENÇAO para não confundir as fotografias com as pinturas nem vice-versa.

1ª Fotografia:

... agora a pintura em óleo:


Notem os detalhes e compara com a foto!




2ª Foto (uma longa exposição realizada no dia de São Pedro. Foto usando filme):
... agora a pintura:


















Os detalhes... Notem que o artista acrescentou um cachorro na pintura em relação a  imagem original ! 




3ª Foto (parece até uma pintura, mas é uma foto...):



















... agora a pintura:




5 comentários:

  1. Muito interesante, inspirador... ricas em detalhes e de um bom gosto indescritivel, para para ambos os artistas (digo o fotografo e os pintores)

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, imagens maravilhosas. Que nos fazem ter e mente cada momento como se tivessimos vivido, cada qual, aqueles instantes. Todos de parabens!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Ricardo. O trabalho na técnica hiperrealista ficou de imensa beleza. Louvável o registro desse artista sobre suas composições fotográficas.
    Parabéns meu camarada!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelas considerações, meu nobre amigo.É quase impossível não produzir uma boa arte com um material tão rico e sensível como as suas fotografias.Salve este grande fotógrafo.Forte abraço,
    Alfredo Vieira
    artista plástico

    ResponderExcluir
  5. Belas Artes!!!Trabalho maravilhoso,otima elaboraçao de fotos,e como ficou fantastica suas fotos em pinturas!Ta de parabens o Alfredo Vieira e vc,acho que nem preciso elogiar mais...pois,suas fotos expressam mais que qualquer palavra bonita que eu possa dizer!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Luz para você!