Igatu, antiga Xique-Xique, vilarejo de Andaraí(Chapada Diamantina - BA) com cerca de 350 habitantes possui um tesouro ainda praticamente escondido: a Gruna ou Mina de Diamante do Brejo Verruga.
A história da mina começou na década de 1940 e para a sua abertura chegaram a ter cerca de 250 garimpeiros, que trabalhavam de forma artesanal. Na década seguinte, uma briga entre os dois sócios, ocasionou o fechamento da mina, que foi interditada com o desabamento do subsolo e do teto.
Contudo seu Edgard (velho garimpeiro de 79 anos) que quando jovem chegou a trabalhar na mina, empreitou o desejo de reabrí-la e no ano de 1997 juntaram-se a ele, os garimpeiros Denis, Badega e Renilton, iniciando a empreitada que dura até hoje e falta poucos metros para concluirem o seu intento.
Além da história que envolve o lugar, a mina e o seu povo, como se não bastasse os garimpeiros alternavam-se entre o árduo trabalho das escavações ao de produzirem obras – esculturas em argila – que remetem à figuras sacras e à imagens dos garimpeiros que ali já depositaram sonhos de riqueza e que verteram muito suor e sangue.
O Brejo é um lugar incrível, parabéns!!! Milena Pinheiro.
ResponderExcluirωhoah this ωeblog is wonԁerful i likе rеading your аrtiсles.
ResponderExcluirКeep up the gоod wοrκ!
You reсognize, lots of personѕ arе searching around fοr this іnfo, yоu could helр them greatlу.
Review my wеbpаge ... v2 cigs reviews
Also see my webpage > v2 cigs review
mаgnifiсent рut up, vеry іnfoгmative.
ResponderExcluirI wonder why thе oppoѕіte specialists of this sесtor ԁо not unԁerstand this.
You ѕhoulԁ proceed yοur wrіting.
I'm confident, you have a great readers' base alreаdy!
Αlso ѵisit my ѕitе :: http://www.tutuben.com/
Hello every one, here eveгy one is shаring ѕuch familіaгity, thus it's pleasant to read this weblog, and I used to pay a quick visit this website daily.
ResponderExcluirMy blog post: http://www.gohmong.com
What a informatiоn of un-ambiguity and preserνenеss of pгеciοuѕ familiarity about unpredicted emοtіons.
ResponderExcluirmy ωeb page :: www.sfgate.Com