Lá visitei a sede do parque onde funciona um centro de pesquisa e hospedaria para apoio a estudiosos e cientistas, onde fui muito bem recebido, com um cafezinho da hora – providencial para o frio que fazia, e pude colher mais informações. Recentemente tomei conhecimento que a maior população no mundo do muriqui (também conhecido como macaco Mono Carvoeiro) encontra-se na Serra do Brigadeiro.
O parque possui diversos picos, alguns como o Pico do Soares, com quase 2000m de altitude (um desnível de cerca de 1000m para a cota do Parque). A sua morfologia com relevo bastante acidentado com canyons de acesso difícil agiram como uma barreira natural para que o biosistema fosse preservado do ataque dos interesses econômicos. Os mesmos interesses que dizimaram quase que a totalidade da Mata Atlântica no país (principalmente para a extração de madeira, pasto para pecuária e atividades de mineração).
Foram 3 dias que passei no parque, de fato muito pouco, mas suficiente para ter a certeza que voltarei para uma vivencia um pouco mais longa explorando algumas das inúmeras opções de trilhas e, é claro, fotografando tudo. Por sinal, as trilhas são sempre assistidas e coordenadas por uma equipe do parque (que percebi que era muito bem gerido). Apesar da forte cerração (neblina) muito comum nessa altitude e das chuvas - quase que ininterrupta - deu para fotografar os seus imponentes paredões e cachoeiras de centenas de metros que se formaram com as chuvas do período.
Retornarei para fazer algumas de suas trilhas e doar as fotos que fiz do parque, além de realizar novos registros com toda a calma e tempo que a região merece.
O que achou dessa postagem ? Deixe um comentário!
Olhando aqui volta na memória as lembranças dessa região onde nasci. Na verdade é uma volta no tempo. O PESB, ""Parque Estadual Serra Do Brigadeiro" é composto pelos seguintes municipios: Araponga, Divino, Ervália, Fervedouro, Miradouro,
ResponderExcluirMuriaé, Pedra Bonita, Rosário de Limeira e Sericita.
Mais informações:
http://serrademinas.blogspot.com/#uds-search-results
abraço
Olá,meu amigo!
ResponderExcluirAdorei as fotos e gostaria de utilizar algumas delas como modelos para pinturas, se assim voce permitir.
Sou fã de seu trabalho!Parabens!
Abraço
Alfredo Vieira
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir# Lugares simplesmente encantadores,
ResponderExcluiralém da beleza deslumbrante,
as fotos estão incríves.
Tudo perfeito tio Ricardo !
Muito legal as fotos daqui de nossa região. Se acaso retornar não deixe de entrar em contato antecipadamente pois conheço alguns recantos que certamente gostará de visitar e fotografar. Abraço
ResponderExcluirValeu Cássio! Pretendo retornar pois esse lugar merece dedicar um tempo a mais visitando e fotografando-o. Certamente farei contato para essa trip!
ResponderExcluirInteressantíssimo esse lugar. O texto e as fotos me deixaram com vontade de conhecer, e logo.
ResponderExcluirtanta beleza...lugar onde me sentiria bem...abraçar o silencio, acariciar o vento, tocar a terra, escutar a vida.....vontade de se isolar...
ResponderExcluir