Exposição Filhos da Areia


Este trabalho é o resultado de uma imersão fotográfica em um dos lugares únicos do território brasileiro - os Lençóis Maranhenses. Um lugar de natureza fascinante, austera pela imensidão das suas dunas e lagoas em meio a um cenário intensamente belo e desolado. Como fotógrafo, me sinto atraído pelas pessoas que transitam nessas paisagens bucólicas e remotas por onde ando, o seu modo de vida e a sua relação com o lugar onde vive. Naquele universo provido de águas cristalinas de todos os tons de verde e azul possíveis de se imaginar, minha atenção voltou-se para seus protagonistas mirins, crianças nascidas sob aquele cenário de brancura infinita, os filhos da areia.

Busquei o real daquela paisagem humana, os retratos tentam revelar um cotidiano cujas horas intercalavam-se entre o lirismo das brincadeiras infantis - forma única de transcender àquele labirinto eterno formado por água e areia - e a melancolia de uma sina de futuro incerto, tão qual a dança das dunas que cercam as suas moradas. Moradas localizadas em pequenos povoados, cujas populações variavam entre 80 a 400 habitantes.

É com grande orgulho, respeito e admiração que dedico este trabalho à essas pessoas retratadas e aos habitantes desse magnífico lugar.


Clique e veja algumas fotos do dia da abertura:





 


6 comentários:

  1. Suas fotos são maravilhosas, desconcertantes. Que pena que a exposição é tão longe. Parabéns!! Inês (atento, inesjobim@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Oi Ricardo. Conheci o seu trabalho há pouco e fiquei encantada com ele. Especialmente a homenagem aos palhaços! Também sou palhaça e acho que vc captou de uma maneira muito bonita o que é essa profissão. Parabéns. Se um dia fizer um exposição no Rio peço que avise, vou adorar ir e divulgar para outras pessoas. Ana, anacsauwen@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Ola Ana, respondi o seu comentário em um email particular. Luz para Você!

    ResponderExcluir
  4. As fotos ficaram lindas como sempre, mas essas em especial tocam em algo que me causa muita dor.
    Parabéns por mais essa conquista. Já era hora do mundo poder conhecer o seu talento.
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Prezado Ricardo Senna, esta exposição vem para Aracajú?

    ResponderExcluir
  6. olà Ricardo, que bom encontrar na internet este blog!!!!!!!!! Nos encontramos no santo amaro dois anos atraz e fomos no mesmo carro atè a bethania . Adorei tuas fotos e principalmente aquela que virou o manifesto da tua esposiçao ficou no meu coraçao. Parabens e lembrança da Italia.
    Fulvia

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Luz para você!