Parque da Serra do Brigadeiro em MG (Já ouviu falar?)

Apresento-lhes um pouco de um dos parques muito pouco conhecido no Brasil, mas não menos importante, vamos lá: 


 




No ano de 2007 partí de Belo Horizonte com destino para o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (localizado a 330 Km, ao sudoeste da capital mineira) e que compreende uma área de 15000 ha. O parque foi criado em 1996 visando preservar a rica biodiversidade da Mata Atlântica (Floresta de Encosta), Campos de Altitude e grandes afloramentos rochosos. O resultado desse conjunto é um local de beleza cênica impar, que guarda uma grande variedade de espécimes vegetais (bromélias, orquídeas e grandes árvores) e uma rica fauna, com grande variedade de répteis, aves, além de animais de médio e grande porte como o muriqui (primata ameaçado de extinção), a onça pintada e a jaguatirica.






Lá visitei a sede do parque onde funciona um centro de pesquisa e hospedaria para apoio a estudiosos e cientistas, onde fui muito bem recebido, com um cafezinho da hora – providencial para o frio que fazia, e pude colher mais informações. Recentemente tomei conhecimento que a maior população no mundo do muriqui (também conhecido como macaco Mono Carvoeiro) encontra-se na Serra do Brigadeiro.

O parque possui diversos picos, alguns como o Pico do Soares, com quase 2000m de altitude (um desnível de cerca de 1000m para a cota do Parque). A sua morfologia com relevo bastante acidentado com canyons de acesso difícil agiram como uma barreira natural para que o biosistema fosse preservado do ataque dos interesses econômicos. Os mesmos interesses que dizimaram quase que a totalidade da Mata Atlântica no país (principalmente para a extração de madeira, pasto para pecuária e atividades de mineração).

Foram 3 dias que passei no parque, de fato muito pouco, mas suficiente para ter a certeza que voltarei para uma vivencia um pouco mais longa explorando algumas das inúmeras opções de trilhas e, é claro, fotografando tudo. Por sinal, as trilhas são sempre assistidas e coordenadas por uma equipe do parque (que percebi que era muito bem gerido). Apesar da forte cerração (neblina) muito comum nessa altitude e das chuvas - quase que ininterrupta -  deu para fotografar os seus imponentes paredões e cachoeiras de centenas de metros que se formaram com as chuvas do período.

Retornarei para fazer algumas de suas trilhas e doar as fotos que fiz do parque, além de realizar novos registros com toda a calma e tempo que a região merece.





















Post em homenagem aos amigos e também fotógrafos mineiros Zedequias e Luciano, que participaram dessa trip gastrônomica, ecológica e fotográfica (na foto ao lado, os dois sentados e eu em pé). 









O que achou dessa postagem ? Deixe um comentário! 

8 comentários:

  1. Olhando aqui volta na memória as lembranças dessa região onde nasci. Na verdade é uma volta no tempo. O PESB, ""Parque Estadual Serra Do Brigadeiro" é composto pelos seguintes municipios: Araponga, Divino, Ervália, Fervedouro, Miradouro,
    Muriaé, Pedra Bonita, Rosário de Limeira e Sericita.

    Mais informações:

    http://serrademinas.blogspot.com/#uds-search-results

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá,meu amigo!
    Adorei as fotos e gostaria de utilizar algumas delas como modelos para pinturas, se assim voce permitir.
    Sou fã de seu trabalho!Parabens!
    Abraço
    Alfredo Vieira

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. # Lugares simplesmente encantadores,
    além da beleza deslumbrante,
    as fotos estão incríves.
    Tudo perfeito tio Ricardo !

    ResponderExcluir
  5. Muito legal as fotos daqui de nossa região. Se acaso retornar não deixe de entrar em contato antecipadamente pois conheço alguns recantos que certamente gostará de visitar e fotografar. Abraço

    ResponderExcluir
  6. Valeu Cássio! Pretendo retornar pois esse lugar merece dedicar um tempo a mais visitando e fotografando-o. Certamente farei contato para essa trip!

    ResponderExcluir
  7. Interessantíssimo esse lugar. O texto e as fotos me deixaram com vontade de conhecer, e logo.

    ResponderExcluir
  8. tanta beleza...lugar onde me sentiria bem...abraçar o silencio, acariciar o vento, tocar a terra, escutar a vida.....vontade de se isolar...

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Luz para você!