Festa do Bembé

Festa muito pouco conhecida na Bahia, contudo guarda um significado muito importante na nossa historia. Veja nessa documentação fotográfica, que compartilho em primeira mão, com voces !

 


Tive a oportunidade de participar pela primeira vez da Festa do Bembé do Mercado. Trata-se de uma manifestação com cerca de 30 terreiros de Candomblé, que acontece na cidade do recôncavo baiano de “Santo Amaro da Purificação” e visa celebrar os 121 anos da abolição da escravatura no Brasil. Nesse ano, foram 3 dias de festejo (de 13 a 16/05) com direito a samba de roda, macululé e capoeira, além do próprio candomblé realizado em plena praça pública.

Os registros publicados foram do último dia (domingo), onde após algumas horas de batida de tambor, foi realizada a entrega das oferendas na praia de Itapema, próxima a Santo Amaro, durante a maré vazante. Local onde foquei o trabalho fotográfico.

Junte os elementos a seguir:

1) uma praia magnífica;
2) a presença de dezenas de filhos, mães e pais de santo devidamente trajados;
3) FÉ  em suas diversas expressões (cantigos, danças e músicas).

... O resultado é uma explosão de cenas de beleza extrema, de grande lirismo que compartilho um pouco com vocês. Acredite: por melhor que sejam os momentos capturados, certamente estarão infinitamente longe da emoção que senti ao realizar esse trabalho, tampouco da força que é essa manifestação. 

De fato passei o dia em “alfa” sob o efeito dessa experiência. Certamente com cenas inesquecíveis...

Rendo a minha homenagem aqueles, que ainda no tempo de hoje, lutam diariamente pela abolição da escravatura.

Espero que gostem!











































13 comentários:

  1. Parabéns mais uma vez...como sempre sensacional!!!! Pena que não pude ir =/

    ResponderExcluir
  2. As fotos retratam a nossa história, a cultura e o nosso povo guerreiro. Parabéns pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  3. Meu camarada, show de captura... Sensibilidade expressa em cada linha refletida.

    ResponderExcluir
  4. Nossaaaaaaaaaaa,lindas fotos,adorei teu trabalho,ta de parabens!!!!

    ResponderExcluir
  5. Sempre surpreendente, cara.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Ricardo, suas fotos me tiraram o fôlego! Não conhecia esta festa. Para captar tão belamente a simplicidade das raízes negras somente um poeta com alma fotográfica. Divino! Axé! Xico.

    ResponderExcluir
  7. E aí, Ricardo! Tô na região Sul, quando quiser vir para o lado de cá fotografar. Cenários não faltam, principalmente humanos...

    Abração!

    p.s. Tenho visto sempre o blog, mas sempre na correria, sem tempo para comentar...daí me perguntei, pq eu sempre acesso o blog, vejo as fotos por repetidas vezes e não comento!? Acho que é pq eu já te disse, várias vezes, que seu trabalho é "foda"!

    ResponderExcluir
  8. Maravillosas fotos, Ricardo. Me encantaría que me dejaras colocar alguna en mi blog y poner un link al tuyo, por cierto, un blog fascinante. Enhorabuena.
    www.micasaesmimundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Sol, que bom que gostou das fotos. Volte sempre, pois teremos novidade todas as semanas no site. Fique a vontade para compartilhá-las no seu blog, conforme você falou (link...).

    Saúde e Sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Ricardo, parabéns pelo blog, pelas fotos, pelo sensível olhar das coisas do mundo... Vi teu recado num outro blog (manauspramim) e resolvi visita-lo... Vi também que vas fazer uma viagem pelo rio Amazonas, desde o Chile até a sua foz, desde já desejo sucesso e muita energia pra você... um abraço

    ResponderExcluir
  11. Putz, Ricardo, foi primordial ter começado minha "viagem" no blog justamente por este post aqui tão cheio de magia e significado... e o mais bacana de tudo isso, é a coincidência de - mais uma vez - estar sendo apresentando aos "segredos" da Bahia por um 2º Ricardo, e que também é filho desta terra tão encantadora... que energia boa, rapaz!!!

    E já te adianto que voltarei aqui muitas vezes... me aguarde, ok!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Luz para você!