Monte Santo

Festa de Todos os Santos em Pleno Sertão Baiano (Ano 2009).
Foi uma experiência um tanto inusitada, pois parti de Salvador rumo a Monte Santo de última hora e sem local de hospedagem definido. A primeira noite tive que dormir na praça sob a companhia de alguns romeiros e pequenos felinos que vagavam durante toda a madrugada. Ao menos, pernoitar ao relento, me possibilitou fotografar em primeira mão o início da subida ao monte, ainda deserto. Nesse mesmo local, poucas horas depois passariam milhares de romeiros rezando a Via Sacra até a capela principal. (continua...)
















O percurso da peregrinação é composto por 22 capelas, sendo a última a principal. A primeira capela é dedicada às almas, as sete seguintes representando as dores de Nossa Senhora e as quatorze restantes significando o sofrimento de Jesus, na sua caminhada para o Monte Calvário em Jerusalém. Estima-se que nesse ano 120 mil fiéis subiram o Monte. Foi um verdadeiro mar de gente, formado pela sua grande maioria por sertanejos...

Em 3 dias que passei nessa cidade do sertão baiano, documentei romeiros, cordelistas, pedintes, penitentes, ambulantes, a festa com as suas barracas de comidas, jogos, tiro ao alvo e outras coisas mais... Compartilho algumas dessas imagens com vocês. Como não podia deixar de ser, mesmo se tratando de um trabalho documental busco sempre uma dose de reflexão nas imagens.









































    
    depois postarei mais imagens dessa sequencia !!!!

Um comentário:

  1. Realmente,a fe move montanhas...Se todos buscassem mais a fe interior,tudo seria melhor,o mundo seria mais Humano!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Luz para você!