OlhoNoOlho

 


Tenho um grande carinho por esta sėrie por ser algo muito particular. Levo até vocês uma pequena seleção de registros feitos entre 2003 e 2009 que revela o ato de retornar aos lugares fotografados e presentear os retratados com as suas fotos, portanto batizei esse conjunto como “OLHONOOLHO”. Abro a experiência que viví em dois pequenos lugarejos da Chapada Diamantina a pitoresca Igatu a “cidade de pedra”  e o quase desconhecido povoado do Rio Grande (a primeira tem menos de 700 habitantes e a outra menos de 250).

Clique e veja as imagens!!!
 
Costumo dizer que a máquina fotográfica tem a capacidade de atrair ou repelir as pessoas... isso depende muito de como você está se portanto atrás dela. Há todo um preparativo, uma busca de uma intimidade mínima, por mais curta que seja o “pré-contato” é fundamental, pode ser o tempo de alguns dias que já esteja em um determinado lugar ou alguns poucos segundos de entreolhares trocados, mas que foram suficientes para um diálogo (ainda que sem palavras) e uma “aprovação” para a fotografia que acontece logo em seguida.
Quando fotografo as pessoas, busco sempre que possível, retornar com o material produzido e presenteá-los, mesmo que isso seja 1 mês, 1 ano , 5 ou 10 anos depois de ter feito a fotografia, não importa!... Entendo que esse retorno e essa entrega é um gesto de ATENÇÃO, reconhecimento e desapego (meu). Nesse momento o ciclo se fecha e quase sempre é a etapa  que me traz mais realização.... e obviamente é onde surgem sempre novas possibilidades de registros.
Além das fotos, a maior satisfação esta no carinho que é recebido quando se retorna com as fotografias das pessoas e os seus entes queridos. Você já não é mais um forasteiro ou um “turista” em busca de imagens. É uma sensação impar ver a garotada correndo atrás de você pedindo para ser fotografado e perguntando pelas fotos feitas na vez passada... Impressionante como um pouco de atenção faz diferença nas suas vidas, ainda que seja por poucas horas...











Um dos netos de Chiquinho de Igatu. Se puxar ao avô, será um grande conhecedor da região com muitas histórias para contar.


Dona Bié. 

Dona Luisa com uma de suas filhas. Mora na primeira casa chegando em Igatu e vende artesanato - casinhas de pedra em miniatura.




Raquel. A foto em que carrega ela aparece no quintal da sua casa com a sua "bateria" improvisada de latas velhas.

Dona Bié. Senhora muito agradável e que adora os bichos. Além do seu gato, certa feita retratei ela com o seu galinho de estimação "o Zé", em um belo PB.


Seu Otávio (Nos tempos antigos, foi um dos grandes comerciantes de diamantes)

Em Igatu. As duas fotos com 1 ano de diferença (anos 2006 e 2007)

Seu Guina, com foto do seu estabelecimento Bar Igatu

Povoado do Rio Grande (Entre a cidade de Palmeiras e o Vale do Capão)

Povoado do Rio Grande (Entre a cidade de Palmeiras e o Vale do Capão)

Crianças do Rio Grande com as fotos presenteadas


19 comentários:

  1. Emocionante relato! Deve ser uma sensação maravilhosa ver e sentir a alegria dessas pessoas ao receberem suas fotos! Excelente!

    ResponderExcluir
  2. Caramba Ricardo! Lindíssimos...as pessoas, o seu olhar, a sensibilidade e acima de tudo a importância dada em retornar esse presente e compartilhar com todos ;)

    ResponderExcluir
  3. Você está se tornando referência em sua obra, em sua arte, em seus projetos.

    ResponderExcluir
  4. Um detalhe é que esse tipo de trabalho não tem fim. Não hesito em levar as fotos das pessoas, quando retorno aos lugares em que passei. Muitas vezes o ato de presentear é o objetivo do retorno.

    ResponderExcluir
  5. Putz! tudo que eu sempre quis fazer e nunca consigo! me fez pensar serio nisso, bacana!

    ResponderExcluir
  6. Pedro, sempre é tempo de começar. Vale a pena! Obrigado pela visita sua e de quem mais passou por aqui! Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Isso sim que é um fotógrafo de verdade. O olho consegue ver muito além das lentes!

    Parabéns, meu amigo!!!

    Z.

    ResponderExcluir
  8. Mais uma vez, Ricardo, você demonstrou sua capacidade de fotografar com uma intenção prévia, um norte. Assim o talento flui convergindo para o ponto desejado dentro de cada proposta de narrativa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Sena!!!

    Seu trabalho é fantástico!!!

    Abs, Felipe Sabino

    ResponderExcluir
  10. Ric, lindas fotos e imagino o quanto deve ter sido lindo cada momento de devolutiva.
    Parabéns pelo trabalho e pelo belo ato de carinho com essas pessoas.
    Abraço, Cristiano.

    ResponderExcluir
  11. Nobres possuem hábitos nobres. Parabéns Ricardo, nobre da fotografia

    ResponderExcluir
  12. Ricardo, te encontrei sem querer, mas acredito que nada na vida é por acaso! e que grata surpresa! muito bom o seu trabalho! fantástico pela qualidade técnica, pela arte, a sensibilidade no olhar e no gesto... não me contive, tomei a ousadia e a liberdade de te guardar no meu blog, tanto pra divulgar quanto pra guardar as coisas que me encantam... muito sucesso no seu trabalho, parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Olá Mika! Que bom que gostou do meu trabalho fotográfico e especialmente da série "OlhoNoOlho", confesso que não é algo simples, pois tem que se conquistar uma confiança mínima dos fotografados. Creio que uma dose de simplicidade e respeito faça muita diferença nesse processo.

    A fotografia é muito mais que fazer belas imagens, algumas vezes isso é uma consequencia e não necessariamente o objetivo.

    Também gostei do seu blog e vou sempre visitá-lo!

    Sucesso e Luz para Você!

    ResponderExcluir
  14. Ricardo...e de chorar de emoçao...que lindo este carinho que vc devolva as pessoas retratadas...adorei...seu coração é grande e seu talelairento do mesmo tamanho..bravo...vc ganhou uma nova fã..bjs
    C

    ResponderExcluir
  15. Parabens pelo seu trabalho muito lindo mesmo,achei seu blog procurando coisas sobre igatu e parei aqui,e me deparei com a foto do meu avô (Seu Otávio) faz 1 dia que eu voltei de igatu e foi de emocionar ver a foto dele aqui.

    abraços...

    ResponderExcluir
  16. Fiquei muda diante de tanta beleza e delicadeza!!!!Mais uma vez,parabéns!!!!
    Denise

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Luz para você!