Maravilhosas Magrelas

Embora ela tenha nascido na Europa, as bicicletas - chamada carinhosamente de “magrelas”  - fazem parte do cotidiano do brasileiro e é muito comum vê-las cruzando os becos e ruelas das nossas cidades. Por vezes, as temos como meio de transporte barato, outras como objeto de  esporte e lazer, o fato é que elas estão sempre lá compondo a paisagem. Nada mais ecológico e saudável que fazer uso dessas companheiras.

Fiz um apanhado de fotografias realizados em localidades variadas (Chapada Diamantina-BA,  Interiores de Minas Gerais e do Maranhão e Salvador), o registro mais antigo foi de 1997 na  comunidade de Conceição dos Gatos-BA, onde utilizei um filme PB 400 com um resultado bem  granulada e o mais novo, realizado nesse último final de semana na Av Beira Mar, na Ribeira,  dessa vez com uma digital.   




Captura Digital, Salvador, Ano 2011
Foto invertida do reflexo da bicicleta, Captura Digital, Ano 2011




Filme Cor, Interior de Minas Gerais, Ano 2006


Captura Digital, Bicicletas na aréia litoral de Salvador, Ano 2011




Garoto e a sua bicileta, Santo Amaro do Maranhão, Ano 2009


Filme Cor, Interior de Minas Gerais, Ano 2007





Bicicleta na Orla de Salvador, Ano 2007


Porto da Barra, Ano 2010


Filme P&B, Tmax 400, Conceição dos Gatos - BA, Ano 1997

Escadaria do Selaron, Rio de Janeiro, Ano 2010


Salvador, Ano 2011



Filme Cor, Interior de Minas Gerais, Ano 2006






15 comentários:

  1. Belo ensaio, Ricardo !As magrelas também são meu objeto de desejo fotográfico. A foto no Porto da Barra está o máximo! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Sua sensibilidade sempre me encanta. Lembrei-me de mim mesma pedalando por Itaparica, pensando na vida e respirando ar puro.

    Quando puder, venha capturar imagens das magrelas lutando com os automóveis em São Paulo! Talvez fuja um pouco da sua proposta, pois é uma inquietação constante. Mas fica a sugestão!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo ensaio Ricardo!!! Fico agradecido por ter me mandado o link!!! Fiquei até com vontade de comprar uma "magrela" de novo...kkk...gostava muito de saltar nas rampas de Piatã...Abração!!!

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha, meu caro! Essas magrelas são sempre muito fotogênicas!

    Eu também ando fotografando as bikes (pra usar uma palavra do vocabulário de hoje em dia) por ai... Um dia me animo a selecionar alguma coisa.

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez, você apresentando ao planeta o seu olhar diferenciado e precioso em qualidade.
    Darei parabéns não à você, mas para todos que aqui deixam por alguns minutos a dureza dos dias corridos e mergulham ao seu lado no seu trabalho, na sua subjetividade de olhar, de capturar e de extender aos demais sedentos de arte-sentimento.
    Para você, encare essa árdua missão de fazer miléssimos de segundo, luz para os olhares que virão a sua procura, através de sua arte. Como uma dádiva que as experiências passadas, acumulada em seu Ser e transborda para todos, a fim de dar sentido ao que seja o prologamento da realidade e, quem sabe!, a desconexão e ruptura do que seja real.

    "A arte é feita para perturbar, a ciência tranqüiliza." (Georges Braque)

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Ricardo!
    Continue garimpando e congelando momentos!
    Abraço,
    George Barros.

    ResponderExcluir
  7. Aos amigos que passaram por aquí e deixaram uma msg, fica o meu agradecimento.

    Ade_Zeus: Meu padrinho, vc é artista plástico de formação e execução. Estou sempre aprendendo com as suas ponderações e reflexões.

    Karin: Fico feliz, que essas magrelas, lhe remeteram a sua infancia na Bahia, levando o frescor da maresia da Ilha de Itaparica. Sei que a arte (em todas as suas dimensões) existe fortemente na sua família. Quanto a idéia das magrelas lutando no trânsito de Sampa, é muito interessante.. quem sabe acontece?

    Iuri: Taí, varios anos que trabalhamos juntos e não sabia, que além de músico, já decolou muito nas rampas de bicicross de Piatã!

    Paula e Anderson Ivo: Compartilhem conosco as suas magrelas. Vamos fazer um escambo fotográfico?

    Geo: A fotografia é a minha cachaça, mas essa não ataca o fígado e não dá ressaca! Continue por aquí!

    ResponderExcluir
  8. Quer conhecer uma pessoa de perto, conheca suas obras. Aquilo que eles fazem. A sensibilidade na escolha das ciosas mais simples que tomam uma expressao muito forte.
    Parabens pelo trabalho espetacular. Continue tendo olhos como os de uma Aguia para capiturar suas presas, suas fotos.
    cacau, teu amigo.

    ResponderExcluir
  9. Muito bacana e lúdico esse ensaio. Dá mesmo vontade de sair pedalando por aí. Tenho também um acervo enorme de fotos de bike. A idéia do escambo temático é bastante interessante.
    Um grande bj,
    Valéria

    ResponderExcluir
  10. Pois é Valéria, quem não gosta de uma bicicleta? Fotógrafo então, nem se fala... Acho que isso tem uma explicação que vem da infância, como objeto de desejo que depois do caminhar, vem o aprender a pedalar...
    Confesso que foi a foto de uma bicicleta sua "subindo" uma escada que me instigou a fazer essa seleção e post.... uma belezura de registro, ótimo para um escambo temático.

    ResponderExcluir
  11. Estou encantada com o seu trabalho. Tinha certeza que seria incrível, mas confesso que me surpreendeu. Lindo, lindo!
    Beijos,
    Ana Carla - RJ

    ResponderExcluir
  12. Ola Grandioso Ricardo!

    Sempre com refinado e a Alma grandiosamente sensivel...
    Belíssimo trabalho, fantastico e encantador para as pessoas de almas e olhar sensivel...
    Imensuravelmente divino!

    Sou muitissimo amigo do Alfredo Vieira,o grande artista plastico de BH, sempre falamos de você, fazemos comentarios e etc.
    Eu e Você, também ja conversamos mas faz muito tempo...!

    Parabéns pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  13. Prezado Luis,

    Que bom que visitou o meu blog. Estou preparando um post especial. Tive um pouco ausente devido ao falecimento de meu pai após um cancer muito grave.

    Quanto ao Alfredo Vieria, sempre estou lembrando e admirando o trabalho desse grandioso artista, pois tenho em minha casa algumas obras dele. Pretendo realizar novas aquisições tão logo tenha mais paredes em casa. Qualquer dia apareço em MG, estado que desenvolví especial apreço.

    Um abraço e continue nos visitando.

    ResponderExcluir
  14. Sena.... Ao ver, e, por que não sentir estas fotos da coleção "bicicleta", tive um processo de regressão ao meu passado...rsrsrs Minha infância...A velha bicicleta Monark do meu tio e depois a nova Monark que meu pai me deu de presente. Lembrança muito boa.É sempre desenvolvimento, o nosso desprender em olhar para o passado e reconhecer-se. Parabéns!! - Geison

    ResponderExcluir
  15. Aceite um cordial abraço de pésame, nesse momento de passagem não facil da vida!

    Estaremos sempre na expectativa de suas novas ideias brilhantes, reveladores e cheias de vidas...

    Logo que me encontrar com o Alfredo, tecerei comentarios.

    Nosso belo-horizonte sempre estará de braços aberto para tuas visitas ilustres.

    Meu cordial abraços e votos de sucessos!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Luz para você!