Trem do Samba em P&B

 





Havia acordado com dor de cabeça, não tinha feito nenhum excesso no dia anterior que a justificasse, alem de ter tido um dia de muito trabalho em uma breve temporada no Rio de Janeiro. Acho que estava mesmo era com abstinência da fotografia. 


Portanto partir para o remédio: Em busca de imagens que pudessem caracterizar um pouco da expressão carioca,  fui conferir o Trem do Samba, no mínimo um evento pitoresco, que une muita música,  gente dançando e se equilibrando nos vagões, sob o ritmo comandado por baterias de escola de samba e bandas de fanfarras. Por trás dessa festa, há uma história que começou no inicio do século XX, que envolve a perseguição imposta pela elite às praticas simbólicas negras, onde o povo mostrava  no retorno de um dia de trabalho o  samba que estava sendo produzido nos subúrbios cariocas.

Ao total foram 8 lotadíssimos vagões, que partiram da Central do Brasil, rumo aos subúrbios cariocas. Os vagões pareciam uma sauna itinerária de grande folia e impossível circular entre eles. Garanti os meus dois pés no chão, pois se tirasse um não mais conseguiria pô-lo de volta... Não tinha muito espaço para fazer a maioria das fotos, quase uma acrobacia e contorcionismo em busca dos registros, como pode ser visto em algumas das imagens.  Concebi a documentação em P&B, a luz foi apenas as dos vagões e as que vinham das janelas laterais, não optei pelo flash, o que forçou usar uma ISO alta e baixa velocidade, resultando numa granularidade nas imagens, mas que ajudou a dar uma atmosfera peculiar.


Após esse “trabalho”, estava encharcado de suor, os ouvidos pareciam ter uma  escola de samba inteira dentro deles, mas a dor de cabeça que havia me atormentado quando acordei, tinha sumido.
















 

5 comentários:

  1. Tinha ficado completamente seduzido com aquela imagem (serena) das flores e do mar, mas a ferrovia... êita, quanta vibração!

    Que astral magnífico desse meu Rio de Janeiro... coisa linda, hein Ricardo!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo, tudo bem?!
    Nossa as fotos estão lindas e super delicadas!E o fato delas estarem em PB dá uma charme ainda maior a elas!
    Parabéns pelo trabalho!!
    Eu e mais 3 amigas criamos um blog de fotografias tb! Qd puder, faz uma visitinha lá: http://www.ourlivesinphotos.blogspot.com/
    abçs

    ResponderExcluir
  3. Mais um belíssimo trabalho que apresenta.
    Show de bola!!!!

    ResponderExcluir
  4. é isso ae, ultrapassando fronteiras....vc é um malandro da fotografia

    ResponderExcluir
  5. Estava no outro vagão ao lado e foi exatamente como descreveu. Fiquei ainda mais orgulhoso de ser carioca vendo essas imagens.
    SLA

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Luz para você!