Show de Horrores (Fotografia Still de Cinema)



  



















O Show de Horrores é um curta-metragem que foi realizado no ano de 2009, pela “Plano 3 Filmes”, uma jovem produtora formada também por jovens e competentes cineastas, que colecionam mais de uma dezena de premiações em produções realizadas no Brasil e no exterior.

O curta (ficha técnica mais abaixo) teve como locação um teatro de Salvador, foi praticamente todo rodado em 2 noites e deve ter envolvido cerca de 70 pessoas no projeto, sendo12 atores, 18 técnicos e 40 figurantes... A história remete a um programa Talk Show surrealista e onde o recém-adolescente Arlindo é o entrevistado da noite e este encontrará os  personagens que o atormentou quando criança (bicho-papão, o bicho de baixo da cama, o velho do saco, o garoto mais forte da escola), contudo nesse reencontro, os pesadelos não mais lhe exercem nenhum medo e Arlindo acaba encontrando a si mesmo. O Filme faz uma abordagem bem humorada dos medos que habitaram o nosso inconsciente (ou consciente) de quando éramos crianças.

O grande detalhe é que a fotografia still de cinema não pode interferir na dinâmica da filmagem, tem que ser um elemento de discrição máxima no set, portando muda e invisível (quero dizer sem sons de clicks e sem utilização de flash). Tal situação, força o fotógrafo a trabalhar com o maior ISO e velocidade mais baixa possível, o que coloca-o no limiar da granulação e na definição da imagem, portanto deve-se utilizar a lente mais luminosa que tiver acesso, o que ajuda para a qualidade final dos registros. Também importante e saber aproveitar a iluminação continua utilizada na filmagem (e diga-se estava no ponto certo). Quanto ao som dos clicks, caso não seja utiliza a “caixa-abafadora”, o fotógrafo tem que se posicionar longe da captura de áudio (que por sinal é de alta sensibilidade)... Em alguns momentos, como no ensaio ou no preparativo de cenas é possível realizar capturas “um pouco mais a vontade”. Como fizemos eu e o Antonio Paim que dividiu o still comigo.

Ah! Vale a pena ficar atento ao que essa turma está produzindo, pois tem mais coisa de qualidade nascendo, como o longa-metragem Noches Desveladas, rodado na Argentina, e atualmente em fase de finalização.

 
ELENCO: 
Caco Monteiro, Uiliames Canabarro, Camilla Sarno, Pedro Morais, AC Costa, Lucas Carasek, Fernando Neves, Valerie Ohara, Pedro Garcia do Couto, Milson Laborda, Neri Molinero

Ficha Técnica do Show de Horrores

Roteiro: Haroldo Borges e Paula Gomes 
Direção: Ernesto Molinero 
Direção de Produção: Paula Gomes  
Direção de Arte e Figurino: Marcos Bautista 
Direção de Fotografia: Haroldo Borges 

Produção de Elenco: Milena Pinheiro
Assistentes de Maquiagem: Salete Alves e Valécio Santos 
Assistente de Câmera: Matheus Vianna 
Técnico de Iluminação do Teatro: Will (ponguei na iluminação dele!)
Still: Antônio Paim e Ricardo Sena 
Técnico de Som: Davi Lopes Ramos 
Assistente de Som: Pedro Garcia do Couto 
Edição: Ernesto Molinero 
Música Original: Leandro Diaz Romero  
Transporte: Alexandre e Alberto 

9 comentários:

  1. Meu ilustre amigo, mais uma vez estou me deliciar com seus registros. um Show que não tem nenhum horror e sim muita magia e sensibilidade. Estar ai é como estar em uma exposição de um grande e renomado fotografo, é poder ter contato com o melhor da arte fotográfica, é isso é fruto de muito trabalho e sensibilidade.
    Mais uma vez parabéns e obrigado por compartilhar estas maravilhas conosco.

    Um trabalho no mínimo primoroso

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo, passei por aqui para deliciar com outros olhares que você compartilha. Um abraço e parabéns.

    ResponderExcluir
  3. faltou registrar o outro dia, mas te perdou

    ResponderExcluir
  4. Concordo com todos os comentários acima! Não sou muito entendida do assunto, estou começando a me aprofundar na arte da Fotografia agora. Mas antes de aprender, acho que a fotografia tem que ser sentida, tem que passar algo para quem a vê e as suas sempre me passam isso. Não só essas do “Show de Horrores”, como todas as outras que estão no seu blog e mais algumas outras que tive o prazer de ver. Parabéns pelo seu belíssimo olhar, independente de qual tema seja!
    Axé!
    Luciana

    ResponderExcluir
  5. Trabalho fantástico, cara! Belíssimos momentos registrados. As fotos estão lindas, inusitadas e com expressões comoventes.

    ResponderExcluir
  6. De repente a gente se encontra em alguma
    produção cinemaográfica futura.

    valeu pelo workshop gratuito.
    rsrsrs.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Luz para você!